Drogas Lícitas





Drogas Lícitas

Introdução

.O que são drogas lícitas?
.Quais substâncias podem conter nas drogas lícitas?
.Como as drogas lícitas podem afetar a saúde?
.Quais são as drogas lícitas mais usadas no Brasil e no mundo?
.Como as drogas lícitas são vistas na sociedade?
.Conclusão

O que são drogas lícitas?

Drogas lícitas são drogas na qual podem ser comercializadas no mercado legal e consumidas sem nenhum problema, pois é permitida por lei.
É considerada droga lícita qualquer substância que contenha um determinado tipo de substância.
Quais substâncias podem conter nas drogas lícitas?

As substâncias que podem ser encontradas nas drogas lícitas podem ser o álcool, a nicotina, a cafeína, os anorexígenos, os anabolizantes, medicamentos sem prescrições médicas entre outros.

Como as drogas lícitas podem afetar a saúde?

Os dependentes das drogas lícitas criam uma certa dependência causando mudanças no funcionamento físico e psíquico.
Quanto maior o tempo de uso da droga lícita maior a dependência e como consequência os problemas vão aparecendo.
Os problemas podem ser: ataques cardíacos, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do autocontrole, gota rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação, aumento de peso considerável e outros.
Dependendo da droga lícita utilizada, não só a pessoa que a utiliza, mas também as pessoas ao seu redor são prejudicadas.

Quais são as drogas lícitas mais usadas no Brasil e no mundo?

As drogas lícitas mais usadas no Brasil e no mundo é o álcool e o fumo que podem acarretar vários problemas.
Por estás duas drogas lícitas serem facilmente encontradas e compradas, elas veem causando muitos problemas por serem viciosas(principalmente o fumo).
O álcool esta dando muito problema não só a saúde da pessoa que a utiliza, mas as pessoas a sua volta.
Pois uma pessoa que ingeriu álcool, não está completamente sóbria, e muitas vezes chegam a não estar em condições de responder por si própria, assim, quando a pessoa alcoolizada esta atrás de um volante pode causar grande transtorno, causando acidentes e ferindo outras pessoas, podendo também ficar muito agressiva.
Já o principal problema do fumo é por que além de ser vicioso ele prejudica a pessoa simplesmente por inalar a fumaça do cigarro(o fumo) já está se prejudicando, assim, mesmo que uma pessoa não fume o cigarro ela está inalando substâncias extremamente prejudiciais à saúde.

Como as drogas lícitas são vistas na sociedade?

As drogas lícitas são aceitas por umas pessoas com determinadas condições, mas também à pessoas que não as aceita.
E para não haver confusões entre as partes criaram-se leis como a de não fumar em locais públicos e a de não dirigir se você estiver alcoolizado para evitar futuros problemas.

.Conclusão

As drogas lícitas apesar de serem legais por lei, podem acarretar vários problemas. As pessoas que as consomem devem saber que apesar de ser "satisfatório" para elas, estas drogas causam grandes problemas não só para elas mais também para as pessoas a sua volta.
E se você concorda ou discorda quanto as drogas lícitas, as pessoas tem que ter em mente que cada pessoa tem uma opinião por determinada situação e sempre temos que respeita-las assim como elas têm que nos respeitas.

Por Bianca Rayane

Fonte: Brasil escola