Esteróides e Anabolizantes





Introdução 
   - A diferença entre Anabolizantes e Esteróides?
   - Esteróides Androgênicos Anabólicos.
   - Efeitos colaterais que podem ser causados por uso exagerado de Esteróides Androgênicos Anabólicos. 
   - Na área da medicina onde o esteróide pode ser utilizado?
   - Esteróides Naturais.
   - Exemplos de esteroides encontrados no corpo humano.
   - Bibliografias

A diferença entre Anabolizantes e Esteróides?

Anabolizantes: Anabolizante é todo o alimento que faz com que uma pessoa ganhe massa, ou seja , o macarrão, o feijão, o arroz, o pão nosso de cada dia, ou qualquer outro alimento. Se uma pessoa ingere pelo menos um grama de alimento, esta pessoa irá ganhar massa.

Esteróides (Esteróides Androgênicos Anabólicos ou Esteroides 
Naturais):  São substâncias químicas que tem como função produzir hormônios. Os esteróides sintéticos (Esteróides Androgênicos Anabólicos) são os chamados de "BOMBAS". Os Esteróides Naturais são os produzidos pelo nosso corpo.

Esteróides Androgênicos Anabólicos
  • Os esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que promovem o crescimento celular de diversos tecidos musculares, mas em especial o tecido muscular e ósseo.
  •  Os asteróides tem combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicos.
  •  Os esteróides são utilizados no tratamento de algumas doenças, mas são utilizados principalmente por pessoas que procuram uma estética impecável.
  •  Uma pessoa que o utiliza em grande quantidade pode causar grandes danos à sua saúde, e estes danos podem ser irreversíveis.
  •  São substâncias geralmente derivadas do hormônio masculino, a testosterona e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável.
Efeitos colaterais que podem ser causados por uso exagerado de Esteróides Androgênicos Anabólicos.

 Dentre muitos efeitos colaterais podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão, o arterial, insónia, dor de cabeça, aumento do colesterol maléfico à saúde, problemas cardíacos, crescimento de pelos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros. 
 Existe alguns efeitos provocados por tal droga que não são irreversíveis, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada organismo.

Na área da medicina, onde o esteróide podem ser utilizados?

Tem sido usado para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS.


Esteróides Naturais

São esteróides que são encontrados no corpo humano.


Exemplos de esteróides encontrados no corpo humano.

Colesterol: 

Fórmula estrutural: Colesterol 

Repare na presença do Ciclopentanoperidrofenantreno na cadeia, ele caracteriza o composto como sendo um Esteróide. A hidroxila presente na extremidade inferior pode formar ésteres com vários ácidos graxos. 


O colesterol é muito importante para o nosso organismo, ele é componente estrutural das membranas celulares e precursor de outros Esteróides, como, por exemplo, os hormônios sexuais. 


A testosterona é o hormônio sexual masculino, enquanto que o estradiol é o hormônio responsável pelas características femininas. 

Testosterona: hormônio esteróide produzido pelos testículos. Está presente também no corpo feminino, só que em quantidade bem inferior comparada ao do homem. 




Fórmula estrutural: Testosterona 



Estradiol: hormônio produzido pelos folículos ovarianos e que determina as características sexuais femininas. O Estradiol também está presente nas pílulas anticoncepcionais. 



Fórmula estrutural: Estradiol

Bibliografias
  • Brasil Escola
  • Wikipédia
  • Puro Muc (um blog spot)

Por Bianca Rayane A. dos Santos